
A palavra cego é muito significativa. Existem pessoas que desde o nascimento não vêem, outros que, por diversas razões perderam a totalidade ou grande parte da visão durante suas vidas. Em ambos os casos, precisam atenções especiais e precauções especiais, a fim de viver melhor e ser independente mesmo sem este importante sentido.
Decorar uma casa para aqueles que não vêem ou de pouca visão e não tem o poder de orientar-se com os olhos, precisa de alguns dispositivos importantes. Você deve primeiro ajudar a pessoa em suas tarefas diárias para minimizar o seu apelo contínuo em obter ajuda dos outros.
A pessoa cega tem maneiras específicas para se orientar e mover-se no espaço. Fazem uso de outros sentidos: audição, tato e olfato para remediar a falta de visão. A deficiência, no entanto, não afeta de forma negativa sobre a inteligência de uma pessoa.
Os deficientes visuais, por outro lado, sendo menos focados na percepção da realidade externa através dos olhos, tem facilidade no desenvolvimento do pensamento e da memória. Com a falta de visão aguça os outros sentidos. Desenvolve muito o tato, por exemplo. A pessoa com deficiência visual é capaz de fazer uso do código Braille com as pontas dos dedos em papel em relevo ou outros meios de comunicação.