
Dentro da casa, começamos a olhar para o teto para ver se há pequenas manchas ou alterações na cor que poderiam indicar a presença de umidade ou infiltrações. As janelas devem ser fechadas hermeticamente e para verificar basta colocar uma pequena chama na frente e certifique-se de que ainda permanece acesa.
Caso tenha em casa, verifique todos os aquecedores e avalie a presença ou ausência de perdas de água; Neste caso, pode ser suficiente alterar os botões ou eliminar o ar do condutor ou então substituir algumas vedações. Olhe para as paredes e veja se há rachaduras que podem causar a instabilidade da estrutura do edifício ou apenas uma manutenção normal.
O controle preventivo pode nos poupar dinheiro, porque reparar uma pequena coisa é melhor do que tentar reparar algo que definitivamente não funciona. Muitas vezes, antecipando eventos, as manutenções podemos fazê-las sozinhos, enquanto no caso de danos graves, teremos que optar pela ajuda de um profissional. Vazamentos de água, rachaduras ou sujeira, são sinais que, precisamos agir rapidamente antes que o dano se espalhe e toque fortemente em nossa carteira.