Pular para o conteúdo

A biblioteca das coisas em Londres

    A biblioteca das coisas em Londres

    No sul de Londres, no “distante” 2014, um grupo de crianças criaram a Biblioteca das Coisas (do ingles Library of Things). Nascido de um projeto sobre os produtos uteis para o polimento dos sapatos, um grupo de crianças conseguiram arrecadar cerca de £15.000 de 248 generosos doadores, graças a um projeto de crowdfunding. A atividade nasceu de um container em desuso, mas hoje neste local entra e sai centenas de membros que decidiram participar do projeto.

    A ideia básica da Biblioteca das Coisas é que tudo pode ser emprestado gratuitamente ou a preços muito baixos e retornado ao uso final, sem ter que comprar o produto toda vez em questão. Esta é a base da economia colaborativa, ciência que estuda os ganhos (dinheiro, tempo, etc.) de emprestar ou alugar um produto em vez de comprá-lo.

    Na verdade, seria mais do que desvantajoso comprar um produto que usamos esporadicamente, em vez disso, alugá-lo pelo tempo que precisar. No comando desta categoria de objetos é, certamente, os aparelhos eletrodomésticos que variam de máquinas de corte para limpadores de tapete. Outros produtos frequentemente alugados são equipamentos de campismo (que são alugados uma vez quando se sai em férias), bem como para aqueles que não são frequentadores de montanhas, são desnecessários para comprar.

    Como você poderá ver no site, a missão da equipe da Biblioteca das Coisas é tornar o aluguel melhor do que a compra. De fato, seus objetivos declarados são: tornar mais acessível qualquer elemento, tornar mais conveniente a utilização do mesmo e melhorar a vida da sociedade no qual essa bela realidade está se desenvolvendo.

    Páginas: 1 2