No coração dos Alpes, a cordilheira mais elegante, majestosa e importante da Europa, foram construídas casas inovadoras. As casas desenhadas pelo arquiteto Claudio Beltrame com Luca Beltrame e Gabriele Pascutti são especiais porque têm a forma de Pigna, daí o nome “Pigna”. O design das casas pinheiros nasceu perto de Udine, na fronteira com a Áustria e a Eslovênia, nos bosques de Malborghetto.
A ideia nasceu em 2014 como participação de uma competição arquitetônica, mas hoje tornou-se realidade realizando o sonho de muitos de nós. Uma casa esplêndida, imersa na floresta e que com a floresta se encaixa perfeitamente, sendo o fruto das mesmas. As casas cone de pinho medem 70 metros quadrados e são suspensas entre duas árvores a 10 metros de altura.
A estrutura de suporte é de cerca de 8 metros de altura e 6 metros de largura. O edifício é, portanto, forma de pinheiro, feita com o uso de painéis de madeira XLAM, que possuem a característica de serem coladas ortogonalmente (em X) entre elas. Desta forma, eles garantem qualidades e até mesmo estáticas.
A extensão da casa em altura é de 3 andares, dos quais o 1º e o 2º podemos chegar por escadas externas. No entanto, todos os três podem ser alcançados em uma escada interna.