A elegância da madeira sempre foi um ponto forte para a maioria dos móveis em estilo clássico. Aqueles que compram uma nova casa, ou então depois de muitos anos, observam que as condições de seus batentes de madeira não são os melhores. Muitas vezes, os acessórios devem ser substituídos, mas se eles não mostram sinais de ruptura ou envelhecimento excessivo, eles podem ser restaurados, dando-lhes uma segunda vida.
Seguindo este guia, você poderá reviver seus batentes de madeira, restaurando-os pintando, estucando, raspando e lacando. O que você vai precisa é: cor protetora e selante para madeira, escovas (absolutamente macia para não arruinar madeira), água (deve ser morna, caso contrário, pode danificar sua madeira), um pano macio, tinta opaca, cera e finalmente, algodão.
Antes de tudo, certifique-se de que a superfície da madeira que você vai restaurar esteja limpa, eliminando qualquer resíduo de poeira ou sujeira. Usando um pano macio, umedecido em água rigorosamente morna, esfregue firmemente sobre a madeira. Uma vez que a madeira estiver limpa, ela brilhará novamente. Para reviver ainda mais a cor da madeira, são utilizados produtos específicos. Repita o procedimento mais uma vez se ainda não estiver limpo.
Depois de limpar os batentes de madeira, passe uma camada de tinta opaca, que será a camada protetora sobre a madeira, e dará maior brilho. Quanto mais mãos do produto você passará em seus batentes de madeira, mais natural a cor de madeira que você está tentando restaurar irá parecer. Para executar todos esses passos, é bom usar escovas de cerdas suaves, em todos os lados (horizontal e vertical), mas sempre espalhando a tinta de baixo para o alto.