No mercado existem muitos tipos de panelas e muitas vezes muitos cozinheiros experientes ou cozinheiras antigas, têm suas próprias preferências. Na maioria das vezes os mais experientes, partem do tipo de alimento que irão cozinhar para escolher o tipo de panela a usar.
O molho vai preparado e colocado para cozinhar lentamente em uma panela larga e de fundo alto. Não importa que tipo é a panela. Ela pode ser de alumínio, de louça de barro ou antiaderente teflon ou aço. Para fazer um caldo de carne em vez prefira uma panela alta e com bordas de restrição. Para as frituras usaremos frigideiras antiaderentes com fundo amplos e paredes abauladas.
Normalmente, o alumínio é o metal que proporciona a melhor combinação entre os requisitos de moldagem, resistência mecânica e condutividade, essencial para um bom utensílio de cozinha. A capacidade de conduzir o calor é na verdade um requisito essencial para uma boa panela.
Um recipiente equipado com boa condutividade permite a regulação eficiente da temperatura nas várias fases de cozimento, a distribuição uniforme de calor sobre toda a superfície, seja no fundo ou nas paredes, consequentemente reduzirá o risco de sobreaquecimento e queimaduras local.